Support Band: The Beatles, banda de apoio de luxo
Os Beatles dispensam apresentações, pois escreveram seu nome com letras garrafais na história da música. Em seus primórdios, eles já foram sidemen de algum artista britânico e mesmo no desenrolar de sua carreira, em algum momento atuaram como músicos de apoio ou produtores.
Tudo começou em 10 maio de 1960 quando fizeram um teste para acompanhar o cantor Billy Fury (1940-1983), então um dos maiores astros teen da Inglaterra. O produtor Larry Parnes (1929-1989), então empresário do cantor abriu audições no bar Blue Angel em Liverpool, onde os então Silver Beetles concorreram com diversas bandas de Liverpool e cercanias. Além de John, Paul e George, a banda contava com Stuart Suttcliffe (1940-1962) no baixo e Tommy Moore (1931-1981) na bateria.
Eles acabaram não passando no teste mas Larry Parnes os indicou para acompanharem o cantor Johnny Gentle (1936-), outro astro em ascensão durante uma excursão na Escócia.Na ocasião, usaram pseudônimos: Paul Ramon, Carl Harrison e Stu de Stael. Reza a lenda que John teria usado o nome Long John Silver, embora esse nome causasse algum embaraço. A experiência foi determinante para que conseguissem um engajamento em Hamburgo, Alemanha em agosto de 1960.
Quando estavam em temporada tocando no Kaiserkeller em Hamburgo, eles foram convidados por Lou Walters, baixista da banda Rory Storm & the Hurricanes a acompanhá-lo na gravação de um acetato numa cabine de gravação muito comum em Hamburgo. no dia 20 de outubro de 1960,desfalcados de Stu e Pete, eles tocaram pela primeira vez com Ringo Starr, então baterista da banda de Walters. Mal sabiam os quatro músicos que dois anos depois dariam início à maior revolução musical do século 20. Infelizmente, esse disco está perdido.
Em 1961, durante sua segunda viagem à Alemanha, já contando com Pete Best na bateria e usando o nome pelo qual entraram para a história, eles atuaram como banda de apoio do cantor e guitarrista Tony Sheridan (1940-2013) quando este tocou no Top Ten Club em Hamburgo. Eles haviam conhecido Sheridan no ano anterior e se tornaram seus admiradores. Depois de alguns acertos, passaram a tocar juntos, o que chamou a atenção de um olheiro da Polydor Records. Logo, estavam trabalhando com o renomado produtor alemão Bert Kampfert (1923-1980).
Nesse mesmo ano, os Beatles, em suas gigs no Cavern Club em Liverpool, além de seu próprio stage act, os Beatles acompanharam alguns cantores que se apresentaram na casa, entre os quais Davy Jones (não confundir com seu homônimo inglês que se destacou anos depois como frontman dos Monkees), artista norte-americano, além do rocker Gene Vincent (1935-1971), um dos herois da banda, quando de sua estada no Cavern. Ringo tocou com Tony Sheridan & Beat Brothers pouco antes de entrar para os Beatles.
Depois de se tornarem famosos, eles se deram ao luxo de atuar como coadjuvantes em trabalhos de outros artistas. Em 1963, Ringo tocou percussão na faixa America do single homônimo de Rory Storm and the Hurricanes, banda na qual tocava antes de fazer parte dos Beatles. Em 1966, Paul foi co-produtor e compôs algumas faixas para a trilha sonora do filme The Family Way (Lua de mel ao Meio-dia). No ano seguinte, John e Paul fizeram vocais de apoio no single We Love You dos Rolling Stones.
Em 1968, George foi produtor do álbum de estreia do cantor e guitarrista Jackie Lomax, onde tocou guitarra solo e violão na faixa Sour Milk Sea (composição do próprio George). Paul e Ringo também participaram dessa música, tocando seus respectivos instrumentos. Em 1969, Paul produziu os singles Those Were the Days e Goodbye (composição dele) de Mary Hopkin, sendo que nesse último tocou baixo. Também co-produziu as sessões de The Magic Christian, álbum do Badfinger. Nesse mesmo ano, George tocou na banda Delaney & Bonnie & Friends durante uma turnê na Inglaterra.
Fontes:
Wikipedia
http://www.beatlesource.com/
Tudo começou em 10 maio de 1960 quando fizeram um teste para acompanhar o cantor Billy Fury (1940-1983), então um dos maiores astros teen da Inglaterra. O produtor Larry Parnes (1929-1989), então empresário do cantor abriu audições no bar Blue Angel em Liverpool, onde os então Silver Beetles concorreram com diversas bandas de Liverpool e cercanias. Além de John, Paul e George, a banda contava com Stuart Suttcliffe (1940-1962) no baixo e Tommy Moore (1931-1981) na bateria.
Eles acabaram não passando no teste mas Larry Parnes os indicou para acompanharem o cantor Johnny Gentle (1936-), outro astro em ascensão durante uma excursão na Escócia.Na ocasião, usaram pseudônimos: Paul Ramon, Carl Harrison e Stu de Stael. Reza a lenda que John teria usado o nome Long John Silver, embora esse nome causasse algum embaraço. A experiência foi determinante para que conseguissem um engajamento em Hamburgo, Alemanha em agosto de 1960.
Quando estavam em temporada tocando no Kaiserkeller em Hamburgo, eles foram convidados por Lou Walters, baixista da banda Rory Storm & the Hurricanes a acompanhá-lo na gravação de um acetato numa cabine de gravação muito comum em Hamburgo. no dia 20 de outubro de 1960,desfalcados de Stu e Pete, eles tocaram pela primeira vez com Ringo Starr, então baterista da banda de Walters. Mal sabiam os quatro músicos que dois anos depois dariam início à maior revolução musical do século 20. Infelizmente, esse disco está perdido.
Em 1961, durante sua segunda viagem à Alemanha, já contando com Pete Best na bateria e usando o nome pelo qual entraram para a história, eles atuaram como banda de apoio do cantor e guitarrista Tony Sheridan (1940-2013) quando este tocou no Top Ten Club em Hamburgo. Eles haviam conhecido Sheridan no ano anterior e se tornaram seus admiradores. Depois de alguns acertos, passaram a tocar juntos, o que chamou a atenção de um olheiro da Polydor Records. Logo, estavam trabalhando com o renomado produtor alemão Bert Kampfert (1923-1980).
Nesse mesmo ano, os Beatles, em suas gigs no Cavern Club em Liverpool, além de seu próprio stage act, os Beatles acompanharam alguns cantores que se apresentaram na casa, entre os quais Davy Jones (não confundir com seu homônimo inglês que se destacou anos depois como frontman dos Monkees), artista norte-americano, além do rocker Gene Vincent (1935-1971), um dos herois da banda, quando de sua estada no Cavern. Ringo tocou com Tony Sheridan & Beat Brothers pouco antes de entrar para os Beatles.
Depois de se tornarem famosos, eles se deram ao luxo de atuar como coadjuvantes em trabalhos de outros artistas. Em 1963, Ringo tocou percussão na faixa America do single homônimo de Rory Storm and the Hurricanes, banda na qual tocava antes de fazer parte dos Beatles. Em 1966, Paul foi co-produtor e compôs algumas faixas para a trilha sonora do filme The Family Way (Lua de mel ao Meio-dia). No ano seguinte, John e Paul fizeram vocais de apoio no single We Love You dos Rolling Stones.
Em 1968, George foi produtor do álbum de estreia do cantor e guitarrista Jackie Lomax, onde tocou guitarra solo e violão na faixa Sour Milk Sea (composição do próprio George). Paul e Ringo também participaram dessa música, tocando seus respectivos instrumentos. Em 1969, Paul produziu os singles Those Were the Days e Goodbye (composição dele) de Mary Hopkin, sendo que nesse último tocou baixo. Também co-produziu as sessões de The Magic Christian, álbum do Badfinger. Nesse mesmo ano, George tocou na banda Delaney & Bonnie & Friends durante uma turnê na Inglaterra.
Fontes:
Wikipedia
http://www.beatlesource.com/
Comentários
Postar um comentário